Desperdício de alimentos em restaurantes
Desperdício de alimentos em restaurantes
Gestão do restaurante

Como evitar o desperdício de alimentos em restaurantes: 7 dicas para colocar em prática

26/10
– Arado

Você sabia que o Brasil está no top 10 de países que mais desperdiçam comida no mundo? Os dados da ONU (Organização das Nações Unidas) mostram a importância de reduzir o desperdício de alimentos em restaurantes.

As informações da ONU foram publicadas pela Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), que também destacou um desperdício de 30% da produção nacional por ano.

Na rotina dinâmica dos restaurantes, evitar essa perda de alimentos pode parecer uma tarefa desafiadora, mas existem estratégias para garantir um uso consciente e contribuir para índices mais positivos.

Ao longo deste conteúdo, vamos compartilhar algumas dessas estratégias com você. Continue a leitura para conferir!

Desperdício de alimentos em restaurantes: como reduzir? 7 Dicas incríveis!

O estudo da ONU divulgado pela Abia, apresentado logo no início deste conteúdo, mostra que os brasileiros descartam cerca de 60 quilos de alimentos (ainda apropriados para o consumo) por ano.

Isso já indica um sinal de alerta sobre o desperdício de alimentos no Brasil e, apesar de destacar o descarte nas casas brasileiras, os números negativos também se refletem nos hábitos dos estabelecimentos. 

Para se ter uma ideia, o relatório “O Alimento que Jogamos Fora”, desenvolvido pela MindMiners em parceria com a Nestlé, revelou que 96% das empresas do ramo alimentício participantes da pesquisa afirmam descartar alimentos.

Diante desse cenário, adotar medidas mais sustentáveis e focar na redução dessa perda de alimentos que podem ser aproveitados torna-se fundamental. Separamos algumas dicas para ajudar nessa missão, confira a seguir.

Quantifique o desperdício diário

Desperdício de alimentos em restaurantes como evitar

Antes de adotar qualquer tipo de medida ou colocar em prática ações contra o desperdício, é importante entender o que está sendo descartado no seu restaurante.

Se você identificar que os legumes e verduras são os mais desperdiçados, por exemplo, isso pode indicar que os métodos de armazenamento não estão adequados ou que você não está aproveitando os ingredientes da estação de forma eficiente.

Para chegar a esse resultado, é preciso contar com a equipe para fazer um acompanhamento dos itens descartados diariamente no restaurante. Faça esse controle por um período para avaliar o cenário e, então, definir suas prioridades.

Faça controle de estoque

O controle de estoque pode estar diretamente relacionado ao desperdício de alimentos em restaurantes. Isso porque, se você compra mais produtos do que a sua demanda, perdê-los é muito mais fácil.

Os alimentos têm prazo de validade e, sem consumo, é natural que eles estraguem ou fiquem impróprios para uso com o passar do tempo, mesmo que você os armazene com todos os cuidados corretos. 

Com o auxílio de uma solução tecnológica de gestão, o processo de controle do estoque para restaurante é otimizado e pode até ser automático. 

Dessa forma, você evita esse problema de maneira prática e muito mais eficaz, além de garantir alimentos sempre frescos no restaurante e até mesmo reduzir custos com a compra de ingredientes. 

Treine os colaboradores para boas práticas de manuseio dos alimentos

Segundo o estudo da MindMiners, 50% do desperdício acontece antes mesmo de chegar a mesa, ainda durante o transporte e manuseio dos alimentos.

Por isso, contar com uma equipe capacitada é fundamental. 

A oferta de treinamentos sobre o manuseio e higienização correta de cada alimento contribui diretamente para a redução do descarte, além de garantir uma comida de maior qualidade para os clientes.

Armazene os alimentos de forma adequada

De acordo com estudo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), divulgado pela ONU, mais de 500 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas anualmente por falta de refrigeração adequada.

Esse é um problema ligado aos processos de armazenamento dos ingredientes, etapa fundamental para manter a preservação e a qualidade desses alimentos. 

Algumas dicas para garantir o armazenamento correto são:

  • identificar os produtos com data de fabricação e validade;
  • manter a higienização correta dos alimentos antes de armazená-los;
  • organizar o estoque de acordo com os mais utilizados e data de validade;
  • assegurar o empilhamento correto de cada item para não danificar os alimentos;
  • garantir a manutenção e o funcionamento correto dos equipamentos de refrigeração.

Faça uma estimativa de vendas no dia a dia

Entender o fluxo de movimentação do seu restaurante é fundamental para evitar o desperdício – assim como a falta de ingredientes para atender os clientes.

Isso ajuda a evitar o desperdício de alimentos em restaurantes self-service, por exemplo, que precisam ter comida pronta e a disposição dos consumidores a qualquer momento e, sem essa previsibilidade de demandas, podem ter um nível de descarte elevado.

Muito além disso, vai contribuir para que você entenda as necessidades do seu negócio e reduza os gastos com compras desnecessárias. 

Saiba a sazonalidade de cada alimento

Controle de desperdício de alimentos

Saber aproveitar os ingredientes da estação é outro ponto importante para a redução do desperdício de alimentos em restaurantes. 

Quando cultivados e conservados no período de melhor desenvolvimento, esses alimentos apresentam mais sabor, qualidade e durabilidade. Você pode estruturar o cardápio de acordo com essa sazonalidade. 

Se uma determinada hortaliça se desenvolve melhor no verão, por exemplo, aproveite para incluir receitas exclusivas com o ingrediente nesse período.

Além de evitar o desperdício e garantir pratos mais frescos, você também traz inovação para o seu restaurante e pode surpreender os clientes.

Crie promoções com alimentos que estão perto da data de vencimento

Mesmo com todos os cuidados necessários, os alimentos têm a sua data de vencimento. Para evitar perdê-los pela falta de consumo até esse prazo, a dica é desenvolver receitas com foco nesses ingredientes.

Ofereça valores promocionais para essas receitas ao longo da semana para evitar o desperdício de alimentos próximos da validade e aproveitá-los da melhor maneira possível.

Garanta alimentos sempre frescos e de alta qualidade no seu restaurante com a Arado

Conclusão

Os dados mostram que o desperdício de alimentos em restaurantes no Brasil é elevado, mas existem estratégias para reverter esse cenário. 

Atitudes simples como uma gestão eficiente de estoque, armazenamento e manuseio corretos, treinamento da equipe e melhor aproveitamento dos alimentos de acordo com a sazonalidade fazem toda a diferença nesse processo.

Esses esforços beneficiam não apenas a reputação do estabelecimento, como também o ambiente e os próprios consumidores, que têm acesso a comida de maior qualidade.

Para essas ações, conte com a Arado e tenha alimentos sempre frescos no estoque, evitando a perda de ingredientes.

Veja também

Rolar para cima